BLOG

Pastas branqueadoras resultam num eficaz branqueamento?

Quem não gosta de ter um sorriso branco e brilhante? Os tratamentos de estética que dizem respeito à boca e dentes são cada vez mais procurados de modo a alcançar-se o sorriso perfeito. Atualmente, existe um grande número de soluções que permitem corrigir imperfeições que não gostamos na nossa boca, estando entre as mais procuradas o branqueamento dos dentes. Muitos pacientes que procuram soluções para branquear os dentes optam por adquirir pastas dentífricas branqueadoras a preços acessíveis no mercado. Mas será que este tipo de produtos é eficaz para deixar os nossos dentes mais brancos? 

Se o seu principal objetivo é aclarar os dentes, então, a resposta é não: as pastas branqueadoras não funcionam nesse sentido. Se pretende remover manchas superficiais dos seus dentes, então, sim: as pastas branqueadoras podem trazer-lhe resultados positivos. Estas manchas encontram-se na superfície dos dentes devido à  placa bacteriana, a variadas bactérias ou podem estar também relacionadas com tabaco, café, vinho tinto ou outro tipo de alimentos. O que as pastas de dentes branqueadoras irão fazer sobre o nosso dente é eliminar essas manchas por ação abrasiva intensa, desgastando o esmalte, criando assim o efeito de brancura, mas sem alterar a cor natural, geneticamente determinada, dos dentes. Para que isso aconteça, é necessário que as partículas branqueadoras penetrem no dente e atinjam a dentina, o que dificilmente se consegue com a escovagem.

 

O que é, na verdade, um branqueamento dentário?

O branqueamento dentário é um processo médico que altera a cor natural dos seus dentes sem os danificar. O gel branqueador, quando em contacto com a superfície do dente, penetra no esmalte e na parte interna do mesmo; devido à sua composição de peróxido de hidrogénio ou de carbamida, liberta moléculas que oxidam os pigmentos do dente e provocam descoloração.  

 

Que tipos de tratamento de branqueamento dentário existem?

Existem dois possíveis tipos de tratamento branqueador. Um pode ser realizado em casa com recurso a gel branqueador e goteiras e outro é feito unicamente em consultório.

O primeiro começa no consultório médico, onde o dentista tira o molde dos dentes do paciente e faz uma goteira em acrílico, individual e transparente, à medida da sua boca. Esta goteira serve para colocar o gel e introduzir de seguida na cavidade bocal. A goteira com o gel deve permanecer na boca durante um período de 4 horas, todos os dias, durante 7 a 15 dias.

 

Nos tratamentos realizados unicamente em consultório, o médico dentista coloca diretamente o gel branqueador nos dentes, direcionando uma luz foto ativada e luz laser para a sua boca. Cada sessão dura 15 minutos e o resultado é imediato. O número de sessões a realizar dependerá de pessoa para pessoa. Embora o efeito seja imediato, este tratamento é mais dispendioso que o tratamento realizado em casa.       

 

Quanto tempo dura o efeito de um branqueamento dentário?

O efeito branqueador nos dentes, profissionalmente, varia de pessoa para pessoa e dos hábitos que cada um tem no seu dia-a-dia. A duração poderá ser de 2 a 4 anos, dependendo se a pessoa fuma, consome bebidas que mancham os dentes, como café, vinho tinto ou refrigerantes, e se tem uma higiene oral cuidada ou não. Todos estes fatores são determinantes na duração do branqueamento dentário, sendo que, com os cuidados certos, este poderá durar longos anos.

 

Quais as contraindicações de um branqueamento dentário? 

O dente branqueado não sofre qualquer tipo de alteração a nível estrutural, nem o enfraquece, no entanto, é comum que a sensibilidade dos dentes aumente. É aconselhável uma boa higiene oral, com uma pasta dentífrica adequada à sensibilidade dentária. O branqueamento não tem efeito em dentes restaurados, pois o gel só atua em dentes naturais. 

É importante que antes de realizar um tratamento de branqueamento dentário realize uma consulta geral de modo a verificar a existência de cáries, pois o branqueamento dos dentes não pode ser realizado se estes tiverem cáries.  

 

Qualquer pessoa pode fazer um branqueamento dentário? 

De modo geral, qualquer pessoa que se encontre em boa saúde oral pode realizar um clareamento dental. Pacientes com problemas dentários, como cáries, desgastes ou alta sensibilidade terão que realizar sessões de tratamento a esses problemas primeiro. Jovens ou crianças com menos de 18 anos não podem realizar branqueamentos dentários. Não é aconselhável a mulheres grávidas ou àquelas que se encontrem a amamentar, realizarem este tipo de tratamento, apesar de não existirem contra indicações que comprovem que o branqueamento afeta o bebé. Ainda assim, por precaução, é preferível que a mulher realize o branqueamento dentário depois desse período ou antes de engravidar.  

 

Por que motivo os nossos dentes escurecem?

A cor natural dos nossos dentes não é branca como desejávamos que fosse e com o passar dos anos, é normal estes irem escurecendo. No entanto, existem diversos fatores que provocam o escurecimento dos nossos dentes: alguns tipos de alimentos, como o café, o vinho tinto, a beterraba, chás ou refrigerantes; hábitos sociais como o tabagismo; higiene oral descuidada e insuficiente; uso de antibióticos; e dentes desvitalizados ou traumatismos dentários. 

 

Que técnicas de escovagem podemos adquirir de modo a evitar manchas nos dentes?

Deve escovar os dentes entre duas a três vezes por dia, durante pelo menos dois minutos. Não escove os dentes com muita força nem por muito tempo. Quando escovamos em excesso os nossos dentes, o que vai acontecer é que as cerdas da nossa escova vão criar minúsculas fissuras onde se acumulam resíduos alimentares e bactérias e, por consequência, escurecimentos. Escove os dentes suavemente e em movimentos circulares. O objetivo da escovagem de dentes é espalhar a pasta e remover as bactérias que existem, impedindo que estas se instalem na nossa boca.

 

Se está a pensar aclarar os seus dentes de modo a tê-los mais brancos, não dispense a consulta de um especialista médico dentista de modo a discutirem qual o melhor método a aplicar, tendo em conta as características de cada paciente individualmente e as suas necessidades, considerando que nenhum tratamento é definitivo e que é normal os dentes escurecerem à medida que a idade avança.

 

Marque agora uma consulta de avaliação. Na Clínica D’Avenida temos tratamentos de branqueamento dentário profissional que dão resposta ao que procura.