Implantologia

A Implantologia é a área da Medicina Dentária que se dedica à colocação de implantes dentários. Uma solução fixa e permanente que substitui de forma segura os dentes perdidos, conferindo um novo conforto à sua boca e dentição.

Uma nova vida para os seus dentes e mais conforto para o seu dia-a-dia

implantologia

A Implantologia é o ramo da Medicina Dentária que se dedica à colocação de implantes dentários de modo a substituir os dentes ausentes. Os implantes dentários, substitutos das raízes dos dentes, são fabricados numa liga de titânio que é biocompatível com o organismo humano. Estes fornecem uma base sólida para a reposição de coroas unitárias, pontes fixas ou removíveis, parciais ou totais, permitindo voltar a sentir o conforto proporcionado pelos dentes naturais.

Hoje em dia, dado os avanços científicos e tecnológicos na área da Implantologia, as taxas de sucesso são muito elevadas. A importância de um bom diagnóstico e plano de tratamento é essencial. Na Clínica D’Avenida, temos a capacidade técnica e tecnológica de os realizar com um work-flow totalmente digital. O diagnóstico é realizado começando com uma análise de uma imagem radiográfica 3D digital (CBCT — Cone Beam Computorized Tomography) e de um escaneamento intra-oral (3-shape). Estas imagens são utilizadas em combinação para a realização da cirurgia virtual e para a produção de guias cirúrgicas que vão permitir a colocação dos implantes de forma mais precisa.

implantologia

o tratamento

Implantologia passo a passo

implantologia

1. Planeamento

Deve avaliar-se a quantidade e qualidade da estrutura óssea existente e a sua saúde gengival. Irá fazer outros exames que definirão qual a melhor solução para o seu caso clínico, além de tirar moldes para obtenção de modelos de estudo.

implantologia

2. Cirurgia

No processo de cirurgia, os implantes são colocados em locais onde exista osso suficiente e saudável. Sem estas condições para a fixação do implante, poderá fazer-se um enxerto ósseo para que o implante dentário possa ter a sustentação óssea necessária.

implantologia

3. Reabilitação Protética

A colocação de coroas em acrílico fixas aos implantes no próprio dia da cirurgia é possível caso o paciente tenha condições para o fazer. A reabilitação definitiva é feita após a total cicatrização. É nesta fase que são colocadas as coroas ou pontes (dentes definitivos).

Before After

Implantes dentários

A opção por implantes dentários em detrimento de outras soluções clínicas acaba por lhe trazer o melhor resultado, tanto a nível funcional, como estético. Os implantes são a única opção para reabilitação dentária que estimula e preserva o osso natural. A sua taxa de sucesso de osseointegração é de 95 a 98%. Já a recuperação da capacidade mastigatória é de 85-95%, quando comparada com os dentes naturais.

PORQUÊ ESCOLHER IMPLANTES

Vantagens da Implantologia e dos Implantes

Resistência

As coroas dentárias têm uma grande resistência às forças de tensão, tais como as da mastigação. São altamente resistentes e eficazes, além de serem não corrosivos.

Durabilidade

Os implantes dentários são fabricados em titânio e zircónia estando, por isso, aptos para resistirem ao fenómeno do tempo, não estando sujeitos ao fenómeno de oxidação.

Aparência

As coroas produzidas em laboratório seguem a anatomia dos seus dentes, de forma a conseguir-se um produto semelhante em termos de cor e aspeto/forma.

Conforto

Após a colocação das coroas (dentes definitivos), poderá desfrutar de todo o conforto inerente à sua composição, uma vez que os implantes/coroas se comportam como dentes “normais”.

CORPO CLÍNICO

A nossa equipa de Implantologia e Cirurgia Oral

Nuno Pereira

Implantologia e Cirurgia Oral

clinica-da-avenida-matosinhos

José Lopes

Implantologia e Cirurgia Oral

Diana Ribeiro

Cirurgia Oral

Implantes Straumann

Na Clínica D’Avenida, colocamos implantes Straumann, uma marca suíça de referência mundial, porque nos dá a confiança de proporcionar aos pacientes uma garantia de qualidade.

Laboratório DSL

A colocação das coroas ou pontes sobre os implantes é feita em parceria com o nosso laboratório (DSL – Dental Solutions Lab) que se encontra nas nossas instalações, o que permite uma dinâmica Médico Dentista / Técnico de Prótese facilitada.  

Solução Permanente

Os implantes dentários não têm um prazo de validade. No entanto, o sucesso a longo prazo dos casos está diretamente relacionado com os cuidados de higiene oral. É fundamental que sejam feitas visitas periódicas para controlo e manutenção dos mesmos.

marcação de consulta

Quer renovar o seu sorriso? Avalie com o seu médico dentista qual a melhor solução para o seu caso clínico e informe-se sobre todas as fases do processo de colocação de implantes para que possa fazer uma escolha consciente.

QUESTÕES

FAQ’s de Implantologia

Os implantes dentários são o “state of the art” para a substituição de dentes. Eles integram-se no osso fornecendo suporte para coroas e próteses dentárias.

Os maxilares começam a encolher por falta de estimulação. Perder os dentes afetará o seu sorriso e mudará a forma de seu rosto, fazendo com que você pareça envelhecer prematuramente. Os dentes antagonistas poderão começar a extruir e os adjacentes a mover.

Os implantes dentários podem ser colocados na maioria dos adultos. Por favor, pergunte ao seu especialista em implantologia os benefícios e riscos de modo a perceber se os implantes dentários são adequados para si. 

Não. Os implantes dentários são normalmente colocados sob anestesia local. Poderá ser sob sedação em cirurgias mais exigentes ou em casos de fobia ao procedimento dentário.

Normalmente pode retornar ao trabalho no dia seguinte, a menos que seja instruído pelo seu médico. Será prescrita  medicação para aliviar qualquer desconforto menor que possa ter. 

Depende muito do caso em si. Pode ir de 15 minutos para a colocação de 1 implante simples até 2 a 3 horas para um caso completo bi-maxilar.

Nesses casos pode ser necessário um enxerto gengival ou ósseo (ou ambos).

O tempo de tratamento varia muito de acordo com o paciente. Poderá ter dentes provisórios no mesmo dia ou isso poderá não ser possível. O protocolo convencional permite colocar as coroas definitivas passados 2 a 4 meses da colocação dos implantes. No entanto existem casos em que é possível colocar os “dentes num dia” e outros em que se tem de esperar 9 meses a um ano pela regeneração óssea para poder colocar os implantes. O seu médico pode fornecer uma estimativa de tempo com base nas suas necessidades de tratamento.

Os cuidados a ter com os implantes não são muito diferentes do que devemos ter com a nossa dentição. Passa por uma higiene cuidada em casa e visitas regulares ( 6/6 meses) com o seu dentista para controlo e destartarização.

Os implantes podem durar muitos anos se forem bem tratados. A implantologia moderna começou nos anos 60 e muitos implantes existem há mais de 50 anos. 

Os seres humanos são “abençoados” com dois conjuntos de dentes (dentes de leite e dentes adultos / permanentes). Quando um único dente permanente ou vários dentes são perdidos devido à cárie dentária ou doença periodontal, os implantes dentários podem agora substituí-los como o terceiro conjunto de dentes fixos! Os implantes dentários podem durar uma vida inteira e podem melhorar a sua aparência, a sua confiança e a sua capacidade de comer os alimentos que  gosta e participar de um estilo de vida ativo, sem se preocupar com os dentes. Os implantes dentários são feitos de titânio e nunca podem ter cáries dentárias!

Como qualquer procedimento cirúrgico oral menor, há um risco de infecção, inflamação e dor, mas o seu dentista discutirá como eles podem ser colocados para a sua situação específica. Se não houver osso disponível para colocar o implante, os procedimentos de enxerto ósseo e gengival podem ser necessários, o que pode aumentar o custo do tratamento. No entanto, o investimento inicial pode compensar a longo prazo.

A taxa de sucesso de osteointegração dos implantes dentários é muito alta, de cerca de 98%.

CONSULTAS

Marque a sua consulta